Minutemen

Com toda essa onda da morte da Amy Winehouse e a maldição do clube dos 27 as pessoas começaram a se recordar apenas dos grandes artistas que morreram nesta idade, tal como Kurt Cobain, Jim Morrison, Jimi Hendrix e Janis Joplin deixando de lado uma enorme massa de outros artistas que infelizmente morreram nesta mesma fatídica idade.

Algo que aconteceu com este guitarrista e vocalista que eu irei lhes dizer a respeito hoje.

Dennes Dale Boon nasceu em San Diego no estado da California.

Dannes inspirado pela energia punk que se expandia pelos Estados Unidos no final dos anos 70 participou em sua primeira banda (The Reactionaries) com seu amigo de infância Mike Watt em 1978.

A banda durou menos de um ano, mas serviu de experiência para a criação de uma nova banda, desta vez iniciada por ele. Dannes chamou seu amigo baixista Mike Watt e recrutou o baterista de sua ultima banda, e assim começou o Minutemen no verão de 1980.

A trajetória de Minutemen foi harmoniosa, porém rápida como um raio.

Muitos pensavam que era banda por fim seria mais uma criação genérica do estilo hardcore que ainda era novidade, mas a banda veio a se tornar algo quase impossível de definir, era simplesmente algo parecido com post-punk que caminhava para o  cowpunk.

A sonoridade não era tão pesada ou destorcida como na maioria das bandas de hardcore da época, o vocal não era rápido ou arrastado, algumas vezes gritado e outras vezes convidativo e relaxado, como uma conversa de boteco despretensiosa, nenhum instrumento realmente explodia nos seus ouvidos, você conseguia notar um equilíbrio entre os três instrumentos da banda. Mike Watt era um baixista inacreditável, ele tocava de uma maneira variada, parecia que o era o baixo quem movia a sonoridade para outra que lembrava um estilo mais funky.

Musicas sempre muito rápidas em que o vocalista deixava sua mensagem e pronto, discorria sobre a juventude norte americana trabalhadora, como a mídia transformava nossas cabeças e de como o mundo da cultura pop era risível e estúpido.

A banda lançou 2 LPs até chegar ao reconhecimento com o terceiro álbum “Double Nickels on the Dime” de 1984, um álbum duplo construído para competir com Zen Arcade do Husker Du, você querendo ou não irá se lembrar deste álbum pela canção: Corona, que foi a musica de tema da serie de tevê Jackass.

O álbum duplo fez sucesso, e o futuro do Minutemen era brilhante, a banda até havia conseguido concorrer um dos seus vídeoclipes “This Ain’t No Picnic” no primeiro MTV Video Music Awards em 1985.

Emplacando na boa maré a banda continuou a gravar, e no ano seguinte lançou seu quarto e ultimo álbum, 3-Way Tie (For Last). Álbum que possuiu a participação especial de membros de outras bandas notórias de hardcore americano da época como o Black Flag e o Meat Puppets, carregava diversas canções covers (Lost, Have You Ever Seen the Rain?, Ack Ack Ack, The Red and the Black e Bermuda) das mais variadas bandas, de Blue Öyster Cult até Urinals.

Infelizmente o destino da banda veio a se decidir naquele mesmo ano. Após uma turnê com o R.E.M., Dannes vinha dirigindo sua van pelo deserto do Arizona perto de Tucson quando perdeu o controle e caiu para fora do acostamento.

Dannes  estava dirigindo sem o sinto de segurança, o impacto foi muito forte e acabou por quebrar o seu pescoço.

Aos 27 D.Boon deixava essa terra para um lugar escondido no clube dos 27.

A banda acabou, mas deixou o seu legado, com o tempo baixista Mike Watt e o baterista George Hurley formaram outra banda  “fIREhose” com um fan devotado do Minutemen, Ed Crawford.  A banda durou oito anos, e Mike passou a trabalhar em projetos solos, ajudando banda e criando outras, hoje ele é considerado um dos melhores baixistas da história do rock.

Minutemen – This Ain’t No Picnic (1984)

Minutemen- Corona (1984)

Álbuns recomendados:

Double Nickels on the Dime (1984)

3-Way Tie (For Last)  (1985)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s