Três Pequenos Grandes Incidentes Polêmicos no Mundo do Rock Alternativo

1Nirvana no VMA (1992)
Em 1992 no MTV Video Music Awards, o Nirvana resolveu causar.
Kurt já estava irritado, pois a direção do evento queria que ele tocasse “Smells like Teen Spirit” em seu ato, (canção que o Kurt detestava, devido a fama exagerada agregada em relação a ela), em contraposição, Kurt perguntou se poderia tocar,“Rape Me” no lugar de Smells, seu pedido foi negado, pois a canção seria muito pesada para o horário e audiência. Obviamente depois dessa confusão, ele não resolveu deixar barato.
Quanto o ato começou, Kurt iniciou tocando “Rape Me”, como forma de protesto, porém parou e começou a tocar “Lithium”, para alívio dos produtores.
Ainda no final da performance, Krist Novoselic, ainda jogou seu baixo para o ar, que graças a lei da gravidade, voltou, acertando  diretamente em sua testa. Feriado e cambaleante, Krist tentou se retirar do palco, porém Kurt que achou que ele estava brincando, ainda lhe deu um chute no traseiro quando ele descia as escadas.

A Fatídica apresentação

2XTC e sua canção sobre Deus (1986)
Em 1986, Andy Partridge, vocalista da banda inglesa XTC, resolveu provar seu ateísmo em uma canção, que se chamava: “Dear God” (Caro Deus ao pé da letra).
A canção falava de como Deus é fictício, que nós mentimos na hora de escrever os  “fatos” da bíblia e de como Deus nos deixa na mão quando mais precisamos dele.
Obviamente, a canção gerou polêmica, porém também foi um sucesso devido a notoriedade anterior da banda. O pior só veio depois, religiosos consideraram a canção extremamente blasfêmia (obviamente), e tentaram boicotar as rádios que tocava a canção. A situação chegou a um ponto critico, quando um fanático norte americano, ameaçou explodir uma rádio na Florida, se ela não parasse de reproduzir a canção imediatamente.
Para o bem do XTC, que encarou tudo com naturalidade, após alguns banimentos em rádio aqui e ali, a situação foi esquecida.

Dear God

3A briga entre os gigantes alternativos norte-americanos: Pavement VS. Smashing Pumpkins (1994)
Tudo começou no inverno de 1994, quando a banda de indie rock alternativa californiana: Pavement lançou seu segundo álbum de estúdio, “Crooked Rain, Crooked Rain”. O álbum foi o trampolim para o sucesso entre as grandes bandas de rock alterntivo do momento.
No álbum entre as 4 faixas de maiores sucessos (Cut Your Hair, Gold Soundz, Filmore Jive e Range Life), existia, como já mencionado, a “Range Life”, canção que relatava o momento do rock americano, e de como uma vida mais sossegada poderia ser melhor as vezes.
O problema foi que a canção fazia criticas diretas a duas grandes bandas daquele do cenário alternativo: Stone Temple Pilots e Smashing Pumpkins.
De uma maneira até bem humorada o vocalista Stephen Malkmus, taxava os membros da banda Stone Temple Pilots como galanteadores, que usavam a superficialidade para esconder a falta de talento e as canções medíocres. (tudo ao som de latidos ao fundo)
A segunda vitima, foram os Smashing Pumpkins. Desta vez, Stephen pegou mais leve (porém o  bicho iria pegar de qualquer forma), comentou que saiu em um turno com a banda e não compreendia o que nenhuma das canções deles significavam, e que ele não dava a mínima.
Com o resultado e repercussão da canção, ela chegou às ouvidos “sensíveis e emotivos” do Billy Corgan que ficou furioso, considerou que aquilo era um boicote a sua banda, cancelou qualquer possibilidade de tocar junto com o Pavement, ameaçou não participar do Lollapalooza daquele mesmo ano (grande festival de musica), se a cara do Stephen estivesse por lá. Assim surgiram as primeiras grandes bandas declaradas rivais no rock alternativo.
Após muito tempo, Billy se demonstrou uma alma rancorosa, quando ficou sabendo em 2010 que o Pavement havia retornado à ativa (a banda havia acabado em 1999), e que eles tocariam no mesmo festival aqui no Brasil, reclamou:
“Eles não passam de uns vendidos, a banda deles significou a morte do rock alterntivo, eles podem ter voltando, porém eles não têm paixão pelo o que fazem, nós temos”.

Range Life

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s