TAD (por definitivo)

Já postei alguns videoclipes da banda ano passado, mas acredito que eles merecem um post descente, então contarei um pouquinho da história deles.

Nascida em Seattle antes do movimento grunge no final dos anos 80 e liderado por Tad Doyle, um gordão barbudo de 130 quilos cheio de latas de cerveja e história de lenhador  para contar e mais quatro caras, a banda tinha como uma de suas maiores influências, a bandas de proto-metal dos anos 70 e a raiva energética do punk rock de garagem do final da mesma década.

A mistura caiu bem e a banda fez sucesso localmente, Doyle não era o cara mais ágil do mundo por natureza no palco como os magrelos das outras bandas emergentes, mas o seu jeito cômico e interativo nos refletores, o seu enorme respeito com os fãs da banda (Doyle, no final de cada show reservava seu tempo para falar com qualquer pessoa que quisesse um autografo ou trocar uma ideia, e sempre depois fazia festas em sua festa ou hotel mais próximo, chamando quem estivesse afim), contribuiam para a casa lotar todas as noite.

Em 1991, a banda se preparava para lançar seu segundo álbum pela sub pop. Os executivos da gravadora já acreditavam no sucesso do grunge de Seattle, então para ficar..digamos na crista da onda do sucesso, a banda tinha lançar aquele álbum o quanto antes. E conseguiram, ou quase..

Estava tudo dos trinques, apenas faltava a capa do álbum e estava decidido que ela seria de acordo com o gosto dos integrantes da banda. Fuçando em uma venda de garagem, Doyle e uns amigos encontraram um álbum de família antigo cheio de fotos variadas, peculiarmente o álbum possuía uma foto esdrúxula de um caipira estilo anos 70 seminu agarrando os seis de sua esposa de biquíni.

Perfeito, está seria a capa do álbum! Comprada foto, era só passar um filtro meio psicodélico sobre a foto e finito! Trabalho completo, e ainda produzido por Butch Vig (o mesmo cara que produziu o Nevermind), e 8-Way Santa para as prateleiras.

        ..Sinta a magia…

Duas semanas depois, não é que encontraram o cara?

O dono de uma loja de discos deve ter visto a foto de seu amigo na capa do álbum, e deve ter dito:

-Hey Earl! Não é você na capa desses dez álbuns que eu recebi?!

Enfim esse tal de Earl, não ficou satisfeito com a descoberta, e pior ainda, mostrou para sua ex-mulher (a mesma da capa), que naquela época era vocalista de uma banda CRISTÃ.

Resultado: Da lhe processo em cima do Tad e da Sub Pop, a gravadora teve que retirar todas as copias do mercado, e trocar a capa, nessa brincadeira já foram alguns meses.

E para piorar ainda mais o problema, a nova história agora era o logo da banda…

Depois disso Doyle achou que seria engraçado pegar o logo da Pepsi e colocar o nome da banda no meio, e ainda por cima lançar EP com uma faixa sobre dirigir bêbado e matar pessoas, chamada de “Pepsi Jack”.

Resultado: Mais um processo, para Sub Pop e o pobre TAD. Doyle foi forçado a mudar o nome da canção para apenas “Jack”, e retirar do mercado qualquer coisa relacionada a banda e o refrigerante, fora mais uma grana de indenização.

Após essa confusão sem fim, a banda ainda brigou com a gravadora, e nosso amigo Tad Doyle, ficou em inspiração em compor para uma gravadora que estava furiosa com eles. E o pior de tudo, eles estavam presos a ela, pois para passarem para outra, a gravadora interessada em contratar a banda teria que pagar 50 mil dólares, para antiga por quebra de contrato.

E aconteceu que ninguém se dispôs a investir esta grana na banda, e apenas no final de 1993 com o movimento grunge já meio morno, a Warner Bros, enfim contratou os caras, os livrando da Sub Pop, e enfim eles lançaram seu terceiro álbum “Inhaler” no final do mesmo ano.

Tão perto e tão longe, a maré grunge se acalmou um pouco depois, e o Tad perdeu a chance de caminhar junto com os 4 de Seattle (Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam), habitando o underground com outras bandas e encerrando suas atividades em 1999.

Ah..Tad Doyle, ainda quis trabalhar com musica, formou o Hog Molly em 2001, quem quiser ouvir mais dele é só procurar, o álbum mais conhecido da banda “Kung-Fu Cocktail Grip”.

 Tad – Jack Pepsi (1991)

Tad – Woodgoblins(1991)

Kurt Cobain & Tad – High On The Hog (1990)

Álbuns Recomendados:

8-Way Santa (1991)

Inhaler (1993)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s